Peste Bubônica
Meados
do século XIV foi uma época marcada por muita dor, sofrimento e mortes na
Europa. A Peste Bubônica, que foi apelidada pelo povo de Peste Negra, matou
cerca de um terço da população européia. A doença mortal não escolhia vítimas.
Reis, príncipes, senhores feudais, artesãos, servos, padres entre outros foram
pegos pela peste.
Mas como a peste chegou e se espalhou
pela Europa?
Nos
porões dos navios de comércio, que vinham do Oriente, entre os anos de 1346 e
1352, chegavam milhares de ratos. Estes roedores encontraram nas cidades européias
um ambiente favorável, pois estas possuíam condições precárias de higiene. O
esgoto corria a céu aberto e o lixo acumulava-se nas ruas. Rapidamente a
população de ratos aumentou significativamente.
Estes
ratos estavam contaminados com a bactéria Pasteurella
Pestis. E as pulgas destes roedores transmitiam a bactéria aos homens
através da picada. Os ratos também morriam da doença e, quando isto acontecia,
as pulgas passavam rapidamente para os humanos para obterem seu alimento, o
sangue.
Após
adquirir a doença, a pessoa começava a apresentar vários sintomas: primeiro
apareciam nas axilas, virilhas e pescoço vários bubos (bolhas) de pus e sangue.
Em seguida, vinham os vômitos e febre alta. Era questão de dias para os doentes
morrerem, pois não havia cura para a doença e a medicina era pouco
desenvolvida. Vale lembrar que, para piorar a situação, a Igreja Católica
opunha-se ao desenvolvimento científico e farmacológico. Os poucos que tentavam
desenvolver remédios eram perseguidos e condenados à morte, acusados de
bruxaria. A doença foi identificada e estudada séculos depois desta epidemia.
Relatos
da época mostram que a doença foi tão grave e fez tantas vítimas que faltavam
caixões e espaços nos cemitérios para enterrar os mortos. Os mais pobres eram
enterrados em valas comuns, apenas enrolados em panos.
O
preconceito com a doença era tão grande que os doentes eram, muitas vezes,
abandonados, pela própria família, nas florestas ou em locais afastados. A
doença foi sendo controlada no final do século XIV, com a adoção de medidas higiênicas
nas cidades medievais.
Revoltas Camponesas
Com
a morte de boa parte dos servos, muitos senhores feudais aumentaram as
obrigações, fazendo os camponeses trabalharem e pagarem impostos pelos que
haviam morrido. Como a exploração sobre os servos já era exagerada, em muitos
feudos (principalmente na França e Inglaterra), ocorreram revoltas camponesas.
Estes camponeses chegaram a invadir e saquear castelos, assassinando os senhores
feudais e outros nobres. Os senhores feudais que conseguiram sobreviver não
ficaram inertes aos movimentos de revolta. Organizaram exércitos fortes e
combateram com violência as revoltas. Porém, em muitas regiões da Europa, os
camponeses obtiveram conquistas importantes, conseguindo diminuir as obrigações
servis.
Questionário
·O que foi a chamada peste bubônica?
·Como se dava o contágio das pessoas pela peste bubônica?
·Quais eram os sintomas da pessoa infectada pela peste?
·Quais foram as medidas tomadas para acabar com a epidemia da
peste?
·Como os camponeses reagiram com o aumento das obrigações para com
os senhores feudais?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.