Bem-vindos ao nosso Blog!

Bem-vindos ao nosso Blog!
Aqui você irá encontrar as atividades sugeridas pelos seus professores. Clique na sua turma e acesse os conteúdos. Bons estudos!

terça-feira, 21 de julho de 2020

6º ano A - Língua Portuguesa


Siga as seguintes instruções:
# Pegue seu caderno de Língua Portuguesa coloque a data da realização desta atividade.
# Copie o roteiro e realize as atividades atenção e dedicação.
1-LEITURA
                                               Viagem à Grécia
Bem-vindos à terra dos deuses, filósofos e artistas
       No mundo antigo, não havia um país chamado Grécia. Havia apenas as póleis (plural de pólis), cidades gregas que viviam completamente independentes umas das outras. Elas funcionavam como minúsculos países localizados em campos férteis, separados por montanhas difíceis de atravessar. Por isso, o principal contato entre as póleis se estabelecia pelo mar.
      Comecemos nossa visita à cidade grega pelo Ginásio: o local para a prática de esportes. Como os gregos eram apaixonados por esportes, toda pólis tinha o seu Ginásio. Os torneios eram uma homenagem aos deuses. E por falar em deuses, vamos subir até a acrópole. A acrópole — o lugar mais alto e fortificado da pólis — abrigava os monumentos religiosos. A religião era muito importante na Grécia e estava presente em todos os momentos da vida das pessoas. Quando uma criança nascia, por exemplo, ela devia ser apresentada a Héstia, a deusa do lar. Além disso, para os gregos, a natureza estava repleta de ninfas — divindades belas, jovens e mortais. Dessa forma, quando alguém derrubava uma árvore, estava matando a ninfa que morava dentro dela.
    Continuando nossa viagem, vamos ao Odeão. Nesse prédio, aconteciam as representações teatrais. Os gregos não se destacavam apenas no teatro, mas também na escultura e na arquitetura. Seus templos eram decorados com belas estátuas e colunas. Esses prédios tão bonitos eram públicos. Essa é uma das principais diferenças entre a civilização grega e outras civilizações antigas, em que tudo podia ser decidido pelo rei sem ouvir a comunidade. Já na pólis, tudo era resolvido pelos cidadãos em assembleias. “Os gregos passavam muito tempo nas ruas, trocando ideias, sabendo notícias”, conta o professor Manuel Rolph, da Universidade Federal Fluminense.
        Depois dessa viagem, você deve estar se perguntando: por que precisamos conhecer um povo que viveu há tanto tempo? Os costumes gregos influenciaram muitas outras culturas, inclusive a nossa. Além disso, os pensadores gregos produziram obras que são estudadas até hoje em todo mundo.
Fernanda Marques. “Instituto Ciência Hoje/RJ”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br>.


2- INTERPRETAÇÃO

A – Bem-vindos à terra dos deuses, filósofos e artistas”. A que terra o texto se refere? ____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
B-  Identifique o propósito do texto:                  
a) destacar as habilidades artísticas dos gregos.
b) levar ao leitor conhecimentos sobre a Grécia.
c) orientar as pessoas que viajarão à Grécia.
d) apresentar os principais deuses gregos.

C Segundo o texto, as póleis eram as cidades gregas no mundo antigo. A respeito delas, não se pode afirmar que:
a) compunham o país chamado Grécia.
b) eram independentes entre si.
c) se localizam em campos férteis.
d) estabeleciam contato entre si por meio do mar.

D – A autora do texto define importantes locais construídos na Grécia Antiga. Relacione, numerando conforme a indicação:
1- O Ginásio
    2- A acrópole
    3- O Odeão

(     ) “Nesse prédio, aconteciam as representações teatrais.”
(     ) “o local para a prática de esportes”.
(     ) “o lugar mais alto e fortificado da pólis que abrigava os monumentos religiosos.”

E– No trecho “[…] ela devia ser apresentada a Héstia […]”, o pronome “ela” substitui:
a) “uma criança quando nascia”
b) “a deusa do lar”
c) “uma árvore”
d) “a ninfa”

F – O professor Manuel Rolph, consultado pela autora, cita um dos fatos que diferencia a civilização grega de outras civilizações antigas. Aponte-o:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
G  Por que, segundo a autora, é importante conhecermos a Grécia Antiga?
________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- ORTOGRAFIA


MAS: é uma conjunção coordenativa adversativa, palavra invariável que une termos de uma oração ou orações. Tem significado semelhante a “porém”, “contudo”. Exemplos:

– A situação social do país é precária, mas ainda existem aqueles que só buscam privilégios pessoais.
– Suas irmãs são caladas, mas simpáticas.

MAIS: é um advérbio de intensidade. Normalmente expressa adição, soma, acréscimo. Exemplos:

– Gostaria de comer mais pudim.
– Hoje não ouço mais as vozes daquele tempo.

MÁS: é adjetivo feminino. É o antônimo de “boas”. Exemplos:

– As más línguas de nada servem.
– Essas meninas são más e antipáticas.


 Use MAS, MAIS ou MÁS:

a) Embora fizesse o possível, ficava cada vez …………………………. atrasado.
b) Todos sabiam que as irmãs de Pedro eram …………………………. e covardes, …………………………. ninguém fazia comentários.
c) Não diga nem …………………………. uma palavra. Nada pode ser feito agora.
d) O corredor automobilístico esforçou-se ao máximo, …………………………. as condições da pista eram …………………………. .
e) Ele reclama sempre, …………………………. acaba fazendo seus deveres de casa.
f) Tudo seria …………………………. fácil se tivesse comparecido à reunião.


Empregue corretamente os termos "mas" e"mais":

I. Ele saiu cedo de casa, ____ o congestionamento o atrasou.
II. Sem ___ nem menos, decidiu viajar para a Europa.
III. Giovana era a aluna ___ inteligente de sua turma.
IV. Eles estavam felizes, _____ a chuva atrapalhou a cerimônia de casamento ao ar livre.
V. O Ministro é presunçoso a não_____  poder

a) mais - mas - mas - mais – mas
b) mais - mais - mais - mas – mais
c) mas - mais - mais - mas —mais
d) mas - mas - mas - mais – mas
e) mas - mais - mas - mais – mas


Lembre-se: MAS = porém; MAIS = adição; MÁS= MALDADE. Agora complete:

a) Este país está cada dia ________ violento.
b) Tentei chegar na hora, _________ me atrasei.
c) As __________ações empobrecem o espírito.
d) Ele trabalha muito, _________ ganha pouco.
e) Ronda parecia invencível, ____ foi derrotada.
f) Todos querem mais amor.
g) Queria viajar, ________ não consegui comprar passagem.
h) As pessoas deste lugar são muito ________.


                                BONS ESTUDOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.