Bem-vindos ao nosso Blog!

Bem-vindos ao nosso Blog!
Aqui você irá encontrar as atividades sugeridas pelos seus professores. Clique na sua turma e acesse os conteúdos. Bons estudos!

domingo, 28 de março de 2021

5º ano C - História e Geografia - Professora Ariane

 ATIVIDADE 4 - HISTÓRIA E GEOGRAFIA - 5º ANOS - 29/03/21


OLA ALUNOS QUERIDOS!


Todos Bem? Para esta semana teremos leitura, conhecimento e atividades sobre os tipos de Calendários usados em diferentes civilizações.
Tenham todos uma linda semana...💗
 
Abraços afetuosos😊

Professora Ariane👩

 

1 – LEIA E COPIE EM SEU CADERNO

 Todos os dias, muitos acontecimentos ocorrem na vida das pessoas.

Certos fatos que se repetem diariamente nos ajudam a marcar a passagem do tempo.

O dia vira noite, a noite vira dia; O que estava molhado seca; A sola do sapato vai gastando; O machucado sara, e fica a cicatriz; Flores brotam e depois murcham; As pessoas ficam mais velhas, as crianças crescem; outras nascem.

O tempo é muito importante e as sociedades criaram diferentes maneiras de marcar a passagem do tempo.

  Desde os primórdios da agricultura e do convívio social, o ser humano sente a necessidade 
de contar, cronologicamente, os dias. 

Os calendários que tiveram mais aceitação e são usados até hoje levam em consideração a ciência e a religião.

 

2- LEIA OS TEXTOS A SEGUIR, COPIE AS PERGUNTAS E RESPONDA EM SEU CADERNO.

TEXTO 1

       👉     Sobre o texto lido, marque a alternativa correta.

( A ) O texto fala sobre a marcação do tempo na Etiópia, um país europeu, localizado em uma região conhecida como Chifre Africano.

( B ) Na Etiópia, há um calendário próprio que possui doze meses com trinta dias cada e um mês com apenas seis dias.

( C ) A primeira hora do dia no calendário etíope é marcada a partir do ano de 2016 do calendário Gregoriano.

( D ) O calendário etíope possui catorze meses e um destes meses tem apenas seis dias.

 

TEXTO 2


  👉  Qual é o assunto abordado no texto 2? Assinale com X a resposta correta.

( A ) As vantagens do uso dos calendários judaico e muçulmano.

( B ) O uso do nascimento de Cristo para organizar o calendário judaico.

( C ) A melhor forma de usar os calendários judaico, muçulmano e cristão.

( D ) Como foram organizados os calendários judaico, muçulmano e cristão.

 

👉Segundo o texto 2, o calendário que utilizamos foi herdado da tradição cristã. Explique como é organizado esse calendário.


👉Como foram organizados os calendários judaico e muçulmano?


👉Os povos cristãos usam o ano do nascimento de Cristo como ponto de partida para medir o tempo histórico. O que significam:

a.C.? ______________________________________

d.C.? ______________________________________


TEXTO 3

       O Calendário Chinês é lunissolar, ou seja, leva em consideração os ciclos do Sol e da Lua. É o mais antigo registro cronológico que se tem registro em toda a história, tendo começado nos primeiros anos de governo do imperador Huang Di, também chamado de Imperador Amarelo, que reinou na China entre 2697 a.C. a 2597 a.C. Além de contar o tempo em anos, o calendário também considera ciclos. Cada ciclo tem doze anos, que recebem os nomes dos animais do horóscopo chinês: Boi, Cão, Carneiro, Cavalo, Coelho, Dragão, Galo, Macaco, Porco, Rato, Serpente, Tigre.

 

https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2016/01/oito-tipos-de-calendarios-usados-pelo-mundo.html


👉Sobre o texto 3, responda às questões.

A) O calendário Chinês é lunissolar. O que significa?

 

B) O calendário Chinês é dividido em ciclos. Quais são os animais representados em cada ciclo desse calendário?




Faça com capricho e dedicação...

Beijinhos...

PROFESSORA ARI



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.